terça-feira, 13 de julho de 2010

Quantas músicas têm a música?

Parte do rendimento dos ingressos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que este ano esta chegando a sua 41ª edição, é revertido para ações de educação musical e inclusão social, que beneficiam comunidades carentes da cidade.

Sob a coordenação da Professora Teca Alencar de Brito, do Departamento de música da Universidade de São Paulo (USP), o Auditório Padre Vita e a Casa da Criança viraram palco do curso de musicalização “Um jogo chamado música” que a Organização Social Santa Marcelina, está oferecendo para alunos e professores da rede pública de ensino.

No mês de julho as crianças e os educadores, através de dinâmicas e jogos, são envolvidos em um trabalho onde não é preciso saber tocar um instrumento ou ler corretamente uma partitura, mas sim escutar a voz do próprio corpo e como consequência criar novas possibilidades para aprender e para ensinar na área.

No primeiro momento, os professores responsáveis pelo curso fizeram uma apresentação em conjunto para todos os participantes cantando em Hebraico. A reação das crianças foi imediata, todos ficaram encantados com a língua e como as pessoas que estavam ali na frente tinham domínio daquela situação, tudo parecia muito natural, muito simples!

Logo após a apresentação todos foram convidados a aprender o refrão da música e a dançar no meio do salão, transformando tudo numa grande festa. Os monitores, coordenados e assistidos pela Professora Teca se preocuparam em deixar todos bem à vontade, tornando a primeira impressão a mais instigante possível, deixando todos com vontade de voltar e de saber o que acontecerá no dia seguinte.

O curso terá duração de dez dias e tem como principal objetivo trazer a música de dentro das pessoas, ensiná-las quantos sons o corpo faz e mostrar o quão transformador e poderosa é essa arma de formar pessoas chamada MÚSICA.

Por: Agnes Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário