terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conferência Intermunicipal de Cultura



Segue para conhecimento do público interessado, o decreto da Conferência Intermunicipal de Cultura de Lagoinha. Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009





Acontece na praça de Capivari (Concha Acústica), no próximo domingo (27/09) às 14h30, o espetáculo Arrastão Musical, com o Grupo Batuntã. O espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. o grupo apresenta ritmos como maracatu, samba-reggae, baião e funk, convidando o público e acompanhá-lo no percurso. Toda essa festa é comandada pela figura do mestre do apito. Tem duração aproximada de 50 minutos.
Logo após o espetáculo, das 16h30 às 19h30, o Grupo Batuntã dará oficinas no Auditório Padre Vita, situado a Rua Monsenhor José Vita, 321 em Abernéssia. Maiores informações com Tania pelo telefone 12 3664-3524.
Esse evento faz parte do Circuito Cultural Paulista, em parceria com o Proac e Prefeitura Municipal. e Co-produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).


Há uma extensa lacuna entre as modalidades artísticas, o que acarreta em uma série de fatores desgastantes na Cultura, dificultando o fomento da Arte. Com a intenção de “quebrar barreiras” existentes no meio, pretendemos com esse encontro promover a integração entre as modalidades da arte e multiplicar conhecimentos.

Com assuntos que abordarão temas pertinentes a todas as modalidades, a 1ª Conferencia Municipal de Cultura, promovido pela Secretaria de cultura acontecerá dias 22 e 23 de setembro, no Espaço Cultural Padre Vita.

Para o evento serão convidadas pessoas das diversas modalidades artísticas, afim de que participem de uma mesa redonda, organizada por temas em comum, como por exemplo a transformação que a arte é capaz de fazer na sociedade, a importância de uma identidade cultural, o resgate de valores culturais e histórico, organização e empreendedorismo.
Cultura é um dos alicerces na formação da identidade de um povo. Um povo sem cultura é um povo sem identidade, sem auto-estima, sem orgulho de sua história. Através da cultura transmitimos valores e formamos identidade, criando o sentimento de pertencer a um povo. O conhecimento das raízes de um povo traz sua especificidade, suas alegrias, tristezas, comemorações e tragédias.

A forma como um povo sente sua história está marcada em suas manifestações artísticas. Esta herança cultural deve ser transmitida à juventude, não como uma manifestação do passado, mas como uma cultura viva, que está em constante renovação. Todos os participantes da 1ª Conferência de Cultura, receberão certificado de participação.